• 24 Julho, 2017, 01:38:46

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Quais as causas mais provaveis de problema na bexiga natatória?  (Lida 1101 vezes)

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
  • Localidade: Quinta do Conde
Boas,

Já vi por aqui alguns tópicos a mencionar problemas de bexiga natatória em discus e na grande maioria deles, o final é aquele que menos nós queremos.

Considerando que no espaço de 1 ano já perdi dois discus adultos, aparentemente vitimas deste tipo de problema e segundo me parece, terei outro a caminho do mesmo destino, gostaria de abrir aqui uma discussão, às causas mais prováveis de problemas neste órgão tão importante dos nossos peixes.

Ainda à cerca de 1 mês, perdi um macho com cerca de 8 anos, que apresentava todos os sintomas de problema na bexiga natatória. Apesar de ter tentado através de banhos de sal de meia-hora e posteriormente com banhos de Furanol durante 1 hora, nunca obtive sinais de melhoria. Mas também poderei ter reagido já tardiamente, visto que durante cerca de 2 semanas ela nadava desequilibrado, mas ainda conseguia comer.
Apenas iniciei os banhos, quando deixou de comer e ficava quase imóvel de cabeça para baixo, nessa fase pareceu-me que o problema evoluiu muito rápido, morrendo no espaço de uma semana.
Apesar da idade já relativamente avançada de ambos (mais de 8 anos), eles estavam aparentemente bem de saúde, e a comer até os sintomas agravarem.
Considerando que isto nunca me tinha acontecido antes e já tenho discus há mais de 15 anos, poderei atualmente ter ou estar a fazer algo, que provoque este tipo de problemas.

Irei mandar fotos do Discu que me parece já apresentar sintomas do problema, embora ainda tenha momentos em que se consegue manter equilibrado, como quando vem comer à mão.

cumps
« Última modificação: 21 Abril, 2016, 21:30:55 por Carlosbat »
cumps

Carlos

Online Zé Carlos

• Administração
  • Membro
  • Localidade: Amadora
    • Fórum Discus.com
Re: Quais as causas mais provaveis de problema na bexiga natatória?
« Responder #1 em: 21 Abril, 2016, 23:00:23 »
boas

esta é uma das mais ingratas situações de enfrentar para qualquer pessoa que mantenha Discus

em minha opinião deve-se a dois factores

1- más condições da agua em termos higiénicos tendo por consequência ataque bacteriano ao nível da bexiga natatória,este órgão funciona através da  ingestão e expulsão de agua do aquário através da qual pode haver ingestão de bactérias e seu posterior desenvolvimento

2-diferença brusca da pressão da agua exercida sobre o corpo do peixe,que faz com que a fina película da bexiga natatória distenda de tal maneira e tão abruptamente transformando-se num balão de gás

ABRAÇO

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #2 em: 23 Abril, 2016, 19:52:58 »
Boas,

O Disco que já começa a ter sintomas do problema, já fica permanentemente de cabeça para baixo, durante a noite ou longo período de ausência da luz no aquário. Ficando durante as horas de luz, ainda relativamente equilibrado, embora se perceba pela forma como nada que tem dificuldades em manter o normal equilíbrio.

Fotos do Disco em questão:

cumps

Carlos

Online Ricardo A.Silva

• Membro
  • Localidade: Sintra
« Responder #3 em: 23 Abril, 2016, 21:04:12 »
Bom assunto, todos os temas "chatos" são interessantes.

As causa já o Zé Carlos mencionou.

Resta as possíveis resoluções.

A mais comum entre os mais "profissionais" será á seringa mas já li muita coisa e espero pelo que a Malta diz ou pensa sobre estes possíveis tratamentos:

1- ervilhas, dependendo do peixe, escalfada ou crua mas sempre sem casca externa.
2- Dáfnia viva.

Segundo consta, devido á diferença brusca de pressão não aconterá, ou há menos probabilidade, quando o aquário não tem mais de 50 cm de altura.
Ricardo A. Silva

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #4 em: 23 Abril, 2016, 22:49:26 »
Boas,

Desde já agradeço a participação neste tema e quem tiver mais ideias sobre este tipo de problema, que as deixe aqui, para tentar juntar tudo e ver se consigo encontrar algo que possa aqui fazer sentido.

Em relação à condição da água de menor qualidade, é realmente uma forte possibilidade aquando da primeira baixa deste tipo que eu tive, porque realmente não estava a fazer as manutenções aos filtros, nem trocas de água atempadamente. A alimentação nessa fase, também era muito pouco variada.
Acerca do segundo disco que perdi desta forma e este que agora mantenho (com os primeiros sintomas do problema), apesar de terem igualmente passado pela tal fase de menor atenção, já estavam (está no caso do que ainda tenho) muito bem cuidados, quando os sintomas iniciais foram notados, não sendo de todo previsível haver este tipo de problema, por falta de higiene ou cuidados.

Uma curiosidade em relação à referência aqui feita acerca da altura dos aquários, é que o meu tem 70cm de altura, mas não deverá ter grande relação, visto que na natureza os peixes têm profundidades muito superiores...

cumps
cumps

Carlos

Online Ricardo A.Silva

• Membro
« Responder #5 em: 23 Abril, 2016, 23:22:04 »
Eu nunca tive esse problema, como gosto de falar/escrever da minha experiência acabo por não conseguir passar da teoria neste tema.

Já aconteceu a alguém? Que medidas tomaram, resultados e tempo de recuperação?
Ricardo A. Silva

Online Ricardo A.Silva

• Membro
Ricardo A. Silva

Online Ricardo A.Silva

• Membro
« Responder #7 em: 23 Abril, 2016, 23:31:22 »
Parece ser o método mais simples, rápido e eficaz...

http://youtu.be/I0yhQoph1s4
Ricardo A. Silva

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #8 em: 24 Abril, 2016, 00:16:04 »
Boas,

Desta vez com este que tenho a evoluir, vou tentar essa possibilidade de vazar o ar acumulado, com uma agulha de seringa.
Nos outros dois, que perdi assim, até seria fácil fazer porque a bexiga estava bastante proeminente, sendo fácil a localização da zona a intervir.

cumps
cumps

Carlos

Online Ricardo A.Silva

• Membro
« Responder #9 em: 24 Abril, 2016, 00:21:05 »
Apenas terás de ter cuidado onde a agulha entra e até onde entra, vai massajando até sentires ar a sair, assim que começar a sair não afundes mais a agulha...
Era o que eu faria, não escrevo com experiência própria...
Ricardo A. Silva

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
« Responder #10 em: 24 Abril, 2016, 11:27:49 »
Do que vejo na foto, onde o peixe tem a bolha de ar não é a bexiga natatoria. É uma zona de musculo. Causa o desiquilibrio pois descompensa o peixe por não ser suposto haver ar naquela zona.
É um problema para o peixe pois perde o seu equilíbrio normal e tem uma zona interna onde as maleitas podem atacar.
A seringa para vazar a bolha, pode ser uma opção,  mas deixo a questão: não vai abrir uma entrada a bactérias ou fungos? Que cuidado ter a seguir?

A opção das massagens na bolha parece menos violento, mas não sei se funciona ou será eficaz...

Também não tenho experiência no tratamento deste sintoma e tenho um discu com essa bolha de ar. Estou na fase de decidir o que fazer antes de ele piorar....
Abraço,
Bruno Rodrigues

Online Ricardo A.Silva

• Membro
« Responder #11 em: 24 Abril, 2016, 12:11:16 »
Se o aquário tiver com níveis elevados de nitratos, nitratos com até amônia será complicado sim esse buraco que a agulha faz, caso contrário não sei...adicionando um pouco de "algo" será que ajuda a evitar infecção?!

A massagem é claramente menos violento, mas não creio que resulte, pois se é uma bolsa a massagem não fará libertar o ar, acho eu...

:-\
Ricardo A. Silva

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #12 em: 24 Abril, 2016, 15:30:40 »
Boas,

Este que tenho agora a começar com os sintomas, ainda não tem proeminência significativa, mas nos dois que perdi, ficaram mesmo com uma saliência bem definida num dos lados (não tenho a certeza, mas penso que no lado esquerdo), como se tivessem um ovo de codorniz lá dentro. Nessa condição seria bem fácil de perfurar com uma agulha, sem grande risco de falhar, tendo apenas o cuidado de não deixar a agulha entrar além do necessário.
Para desinfetar localmente, penso que poderia utilizar tintura de iodo. Já utilizei noutro peixe quando tinha um ferimento relativamente extenso e resultou muito bem.
Um antibacteriano de largo expecto na água, no dia e seguintes, também poderia ajudar a evitar infeções depois da intervenção.
cumps

Carlos

Online Ricardo A.Silva

• Membro
« Responder #13 em: 24 Abril, 2016, 15:34:43 »
Desinfectar dessa maneira parece-me bem.
Ricardo A. Silva

Offline FDRFORTAL

• Membro
  • **
  • Localidade: Fortaleza/CE
« Responder #14 em: 26 Maio, 2016, 13:25:13 »
Bom tema sendo discutido. Tenho um Pigeon que tem apresentado início destes sintomas. As vezes quando as luzes estão apagadas fica com a cabeça inclinada para cima. Ainda está comendo e nadando.

Abraço.

FDRFORTAL.

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #15 em: 26 Maio, 2016, 22:26:20 »
Boas,
Tal como acontece com o meu, o teu também manifesta os sintomas durante o "sono", quando descansa...
O meu fica de cabeça para baixo de noite e durante o dia, noto que tenta equilibrar-se permanentemente para se manter meio na diagonal, alimentando-se e até discutindo a hierarquia em relação aos restantes discus...
cumps

Carlos

Offline bichomau

• Membro
  • *
  • Localidade: Pardilhó
« Responder #16 em: 26 Maio, 2016, 23:05:44 »
Antes que mais acho esse peixe bastante magro ... ele come bem ? Esta desparasitado convenientemente ?
Acerca de problemas de bexiga natatoria, á muito tempo que não tenho, penso que melhorando a qualidade da agua é meio caminho andado... o resto do caminho acho que passa por desparasitações regulares, para que os parasitas não enfraquecam os bichos e consequentemente sofram ataques bacterianos ( na minha opinião quase todos os problemas de bexiga veêm de um ataque bacteriano) e ter especial atenção na alimentação, granulado ou flocos que não inchem muito com agua é um bom começo, tambem se pode fornecer o granulado já ensopado mas prefiro um de boa qualidade ( o do Zé é fantastico).
  Quando tive problemas e á pouco tempo um amigo teve com 3 peixes resolveu-se com Terramicina na agua e banhos curtos de permanganato, controlando assim o nivel bacteriano na coluna de agua, internamente no peixe e externamente ...
Funcionou ...
A agua ... acho que só mesmo em ultimo caso o faria ...

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #17 em: 27 Maio, 2016, 18:30:48 »
Boas,
Desde já agradeço todo o interesse e participação nesta questão.
O disco em análise passou por uma fase difícil em que parou até de comer e além disso está actualmente com cerca de 10 anos e em jovem, durante o seu desenvolvimento, parou de crescer prematuramente. Agora alimenta-se normalmente.
Desparasitei todo o aquário com Metronidazol há cerca de 2 meses e com Praziquantel um mês depois.
Agora depois da TPA, vou fazer o Furanol  (Nifurpirinol), que já tinha utilizado em banhos de 1h! num outro disco que antes perdi com este problema, mas que apresentava uma condição mais avançada do problema.

Enviado do meu SM-G920F através de Tapatalk

cumps

Carlos

Online Zé Carlos

• Administração
  • Membro
    • Fórum Discus.com
« Responder #18 em: 27 Maio, 2016, 21:16:02 »
boas

consegues compreender a forma como os peixes estão nesta foto?

consegues colocar os peixes que estão afectados da mesma forma?
ABRAÇO

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #19 em: 27 Maio, 2016, 21:47:04 »
Boas,
Apenas tenho um afetado... esse das fotos. Por agora não lhe queria mexer muito. Depois da medicação verei se mantém a condição e tentarei algo mais se necessário.

cumps

Carlos

Online Zé Carlos

• Administração
  • Membro
    • Fórum Discus.com
« Responder #20 em: 27 Maio, 2016, 22:00:38 »
ok
ABRAÇO

Offline Carlosbat

• Membro
  • *
« Responder #21 em: 28 Maio, 2016, 22:56:58 »
Bom tema sendo discutido. Tenho um Pigeon que tem apresentado início destes sintomas. As vezes quando as luzes estão apagadas fica com a cabeça inclinada para cima. Ainda está comendo e nadando.

Abraço.

FDRFORTAL.
Boas,

FDRFORTAL, poderias colocar aí umas fotos do teu disco afetado com este sintoma e o seu historial, para podermos comparar com os meus e outros aqui mencionados?

cumps

Carlos

Offline Francisco Carvalho

• Membro
  • Localidade: Arouca
« Responder #22 em: 29 Maio, 2016, 14:35:54 »
Boas

A bexiga natatória (agora chamada de vesícula natatório) é o órgão responsável pela flutuabilidade dos peixes que necessitam deste, como tal, deve encher ou vazar ar sempre que necessário para o peixe subir ou deixar na coluna de água. Essa troca gasosa é efectuado entre o sangue e o próprio órgão, devido deferencas de concentração de oxigênio no sangue (causadas pelo organismo).

Este órgão pode ser afectado por bactérias(devido a inúmeras razões) , estas vão enibir que o ar seja devolvido ao sangue e desta maneira fica sempre cheia de ar. Ou seja, furar o órgão com uma agulha não vai resolver nada porque ele volta a encher e ainda pode trazer outros problemas que já foram mencionados.

Possível tratamento poderá ser um antibiótico com largo. Pode não ser suficiente pois pode já ter passado a fase crônica e aí não há nada a fazer.

Já tive 2 peixes com esse problema e nunca os consegui tratar, neste momento tenho um assim e vou tentar o antibiótico.
Francisco Carvalho

Offline iron

• Membro
  • *
  • Localidade: RJ
« Responder #23 em: 17 Março, 2017, 20:03:45 »
Francisco Carvalho

Surtiu efeito a tentativa com antibiotico? Qual foi o utilizado? Abraco

Offline Francisco Carvalho

• Membro
  • Localidade: Arouca
« Responder #24 em: 18 Março, 2017, 22:41:14 »
Não tive efeito nenhum..

Sinceramente não sei mais o que fazer em relação a esse assunto
Francisco Carvalho

Offline danielacosta

• Membro
  • *
  • Localidade: torres vedras
« Responder #25 em: 23 Março, 2017, 15:26:16 »
Boa Tarde

Tive um discu  a pouco tempo ( janeiro )   que teve parasitas  ( cospia a comida )e  só dei com o problema quando começou a ficar magro   , dei medicação   e melhorou,  umas semanas depois  tive um problema com a temperatura do aquario  e a agua não estava no sei melhor estado a nivel de nitritos e nitratos   ,  foi ai que apareceu o alto muito parecido com o que tens na foto ( só neste discu  , penso que tem haver com o facto dela estar fraca e ainda magra  )  , a partir dai só piorou,  o disco começou novamente a cuspir a comida   e a nadar de cabeça para baixo  .
  Coloquei o discu num aquario hospital  e fiz um tratamento de bactopur direc durante 3 dias , o alto desapareceu  e passou a nadar melhor mas penso que fiz um erro e transferir logo para o aquario principal .  No dia asseguir piorou  ,  já não tinha o alto mas ainda  nadava de cabeça para baixo  , passaram mais  2 dias e fiz o erro de a deixar no aquario  e não fazer novamento o Bactopur ,  passou a nadar de cabeça para cima  ,  ao menos comia quando colocava a comida perto da boca dela  ( só artemia e em muito pouca quantidade  ) nessa altura estava magrissima .

Tentei fazer Bactopur novamente mas ao 3º dia morreu  ( isto foi no sabado   passado  ) ,  tinha acabado de ser avó há uns 4 dias

Fiz a autopsia ,  o figado estava  uma lástima ( pequeno e todo deformado )  comparativamente ás fotos da net a bexiga nadatória estava aparentemente ok mas eu não percebo muito anatomia dos peixes . Tenho uma foto caso  queiram ver .

Resumido , fiz muitos erros que para proxima tenho de evitar  ,mas  o que aconteceu comigo foi como ela estava fraca estas diferenças de temperatura  e a água que não estava impec fez com que tivesse uma infeção bacteriana interna  ( não tinha manchas no corpo nem nada ) que tambem afectou a bexiga nadatória ( dai o alto estranho  e falta de "equilibrio"  ) .

Talvez se fizeres bactopur Direct talvez vejas melhoras  .

Offline iron

• Membro
  • *
  • Localidade: RJ
« Responder #26 em: 04 Junho, 2017, 19:11:22 »
danielacosta

Se possivel poste suas fotos , acho que seria uma boa contribuiçao pro forum.

Offline danielacosta

• Membro
  • *
  • Localidade: torres vedras
« Responder #27 em: 06 Junho, 2017, 13:00:48 »
Bom dia

Envio as fotos  que ainda tenho