• 22 Setembro, 2017, 16:14:58

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão

Autor Tópico: Aquario Discus  (Lida 1060 vezes)

Offline JMC

• Membro
  • *
  • Localidade: Lisboa
Aquario Discus
« em: 07 Novembro, 2016, 12:43:35 »
Boas a todos.
Apresento aqui o meu aquário de cerca de 100 litros e ligeiramente plantado.
Foi montado à cerca de 1 mês e meio e só agora recebeu os seus primeiros habitantes.
Está equipado com um filtro externo Ehiem Ecco Pro 200 e um aquecedor de 150w da mesma marca.
Colocamos substrato JBL Manado e um tronco de Red Moor Wood que estiveram no aquário cerca de 15 dias.
Posteriormente plantamos Anubias Barteri, Anubias Petit e Microsorum Pteropus Windlelov. À partida plantas fáceis e compatíveis com os peixes.
O filtro sempre a funcionar e a temperatura a cerca de 29 graus sem grandes problemas durante este mês passado.
O único receio foi alguns fungos que apareceram na madeira mas não nos pareceu dramático.
Na sexta feira medimos os níveis e obtivemos um PH de 7.5, Kh - 4, Amónia 0.009, Nitritos 0 e nitratos <10.
No Sábado decidimos introduzir 4 discus com bastante paciência.
Colocamos o saco dentro do aquário sem misturar o conteúdo e pouco a pouco adicionamos alguma água do aquário.
Não se queixaram muito durante a adição e algumas horas depois o saco finalmente abriu para dentro do aquário.
O primeiro a sair foi o mais pequeno que rapidamente começou a explorar o saco seguido do irmão da mesma estirpe.
O casal mais claro ficou dentro do saco ainda durante algum tempo até que finalmente se aventuraram para fora. Um deles é o mais pacato e acusou mais a mudança de espaço.
Nas primeiras horas refugiaram-se no canto do aquário perto do aquecedor o que nos causou alguma preocupação quanto à temperatura mas depois começaram a ganhar mais coragem e a explorar o novo espaço.
Ainda assim voltavam sempre ao mesmo espaço junto ao aquecedor. As estirpes têm-se mantido sempre em par o que dá alguma piada ao conjunto.
Foi lhes dada muito pouca comida e apenas no dia seguinte.
Mais um vez o mais pequeno foi o mais afoito que se dirigiu logo a ela à medida que caía. Dado o granulado ter alguma rigidez alguns apenas comeram após alguma diluição. 
Hoje de manhã alguma surpresa pois os pares estavam agora trocados. O mais pequeno escondido nas plantas com um dos mais claros e outros mais uma vez junto ao aquecedor.
Vamos a ver como corre.
Seguem algumas fotos.

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
  • Localidade: Amadora
Re: Aquario Discus
« Responder #1 em: 08 Novembro, 2016, 11:55:51 »
Boas,

Gosto desse layout, está simples e com espaço para os discus nadarem  :6160:
Nesse projecto só vejo um inconveniiente: O aquario é pequeno.... Na minha opinião 100L é demasiado pequeno para 4 Discus. Não digo que seja impossivel, mas será um desafio :)

Espero ver a evolução desse aquario e discus e, claro, que tudo corra pelo melhor :)
Abraço,
Bruno Rodrigues

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #2 em: 08 Novembro, 2016, 14:46:55 »
Boas. Sim temos noção que o aquário é limitado. O problema foi que começamos ao contrário pois foi nos oferecido por um familiar mas em breve haverá novidades.
Começamos por este com o objectivo de voltar à Aquariofilia de forma mais gradual pois estive afastado muitos anos. A verdade é que quando era mais novo sempre quis ter Discus mas nos anos 80 era um peixe pouco acessível e nunca cheguei a ter um. Quando estávamos a discutir as espécies que queríamos para este aquário voltei a ver os Discus e pensamos porque não. Compramos o filtro e demais material sobre dimensionado e demos umas voltas por algumas lojas a ver os peixes. Tentamos montar o aquário com a menor complexidade possível, sem substrato fértil e plantas fáceis, de crescimento lento e com poucas necessidades de luz. Confesso que também não o queríamos sem ser plantado mas tivemos o cuidado de não ocupar muito o espaço.
Agora tentamos aprender a cuidar dos Discus, conhecer a espécie e os seus hábitos. Introduzimos 4 para ver.
Nos poucos dias que estão em casa tem sido muito interessante. Deram uma alegria especial à casa e tornaram-se o foco principal das discussões entre nós todos.
Já conhecemos a "personalidade" de alguns deles e lentamente começaram a se ambientar e a encontrar cada um o seu espaço.
Vamos ver agora como eles se desenvolvem e vou fazendo algumas actualizações sobre a evolução do aquário.
Abraços a todos.

Online Zé Carlos

• Administração
  • Membro
    • Fórum Discus.com
« Responder #3 em: 09 Novembro, 2016, 20:44:10 »
boas

Mario

bem vindo ao Fórum

se puderes deita o termostato o mais possível deixando só uma ligeira inclinação
obtens um maior rendimento do mesmo
a agua quente é mais leve que a fria
se subir só através do diâmetro do termostato demora mais a dispersar pelo resto do aquário
fazendo com que a diferença de temperatura nos vários sectores do aquário seja mais acentuado
ABRAÇO

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #4 em: 09 Novembro, 2016, 22:15:05 »
Boas Sr. José Carlos.
Não sei se lembra de mim, mas eu sou o João e a Ana que estiveram consigo no Sábado ao fim da tarde e quase que pela noite dentro.  :)
Nós também gostamos de conversar.
Desde já obrigado pela dica. Já tinha reparado nesse pormenor em outros aquário e faz todo o sentido.
Se calhar essa diferença de temperatura existe mesmo e explica porque eles gostam de estar no canto do termóstato.
Até agora tudo bem com os peixes. A água está estável e por enquanto limpa, dado eles serem alimentados por enquanto apenas 2 vezes ao dia.
Vou tentar este fim de semana deitar o termóstato.
Os pares têm comportamentos até agora bastante distintos. Os mais escuros, chamo-lhes assim por não ter a certeza da estirpe, circulam com bastante à vontade no aquário e são já muito activos.
Os mais claros já ficam mais parados, no inicio juntos perto do termóstato, e agora com um escondido debaixo do tronco e outro no sitio inicial.
Aliás um destes claros preocupa-me um pouco pois sempre é o último a comer e outros costumam ir perto dele e dar pequenas pancadas. Espero que isso se altere no futuro.
O mais pequeno dos escuros é sempre o primeiro a comer e nem reage à luz. Os outros claramente não gostam tanto da iluminação e um deles só procura comida depois de a desligar.
Tenho duas lâmpadas T8 de 18w que só são ligadas ao jantar até dormir mas não sei se não devia repensar numa iluminação que seja menos incomoda para os peixes até ter um aquário melhor.
Ficou o relato de iniciado. Abraços a todos.

Online Zé Carlos

• Administração
  • Membro
    • Fórum Discus.com
« Responder #5 em: 10 Novembro, 2016, 13:12:28 »
boas

Claro que lembro
só não me lembrava do nome
por isso fui ver ao teu perfil através do mail

se puderes tira ou desaperta uma das lâmpadas
deixando só ficar uma em funcionamento
penso que só com uma seja suficiente para as plantas e os peixes não ficam encadeados
sentido-se por isso mais á vontade

Discus são peixes que gostam de viver em sitios sombrios onde se sentem mais camuflados contra predadores

estes já nada tem a haver com selvagens,mas penso que ainda tenham remanecencias de ADN dos seus ancestrais nomeadamente neste ponto
« Última modificação: 10 Novembro, 2016, 13:13:13 por Zé Carlos »
ABRAÇO

Offline Diogo bonjardim

• Membro
  • Localidade: Braga
« Responder #6 em: 16 Novembro, 2016, 21:01:01 »
Bem vindo ao fórum Mario.

Agora é fazer crescer bem esses pequenos e dar lhes muita atenção.

Um abraço e boa sorte!
Diogo Gonçalves ;)

"O maior problema de um animal é ter um dono que não sabe tomar conta dele XD "

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #7 em: 12 Dezembro, 2016, 13:36:54 »
Boas a todos. Venho aqui fazer um update da evolução do aquário e fazer umas pequenas perguntas.
Os Discus continuam bem e recomendam-se.
Não houve problemas de maior com a excepção de ter aparecido a dado momento alguns vermes de detritos.
Talvez tenha havido algum excesso de alimentação mas confesso que temos sido conservadores na ração que é dada apenas de manhã e ao fim do dia.
Passamos a usar um aspirador de substrato da Ehiem e não temos observado os vermes apesar de suspeitar que ainda existam.
Não sei se o crescimento tem sido o normal, os mais escuros cresceram consideravelmente e têm uma forma bem redonda.
Os amarelos nem tanto mantendo uma forma um pouco oval, mas a verdade é que nunca foram tão redondinhos e não têm o mesmo apetite que os outros.
A água tem estado sempre estável, com bons níveis e 28 graus e TPA frequentes.
Estávamos agora a pensar se não seria uma boa altura para introduzir umas Corydoras para os Discus se irem habituando antes de passarem para um aquário maior.
Estivemos a ver Cory Pandas e Sterbai mas continuamos na dúvida se seriam uma boa aposta.
Já temos um aquário de quarentena com pouco mais de 35 litros, com filtro de espuma e termóstato.
Seria melhor esperar que eles cresçam mais?
Se não for preciso esperar mais que estirpe de Corys aconselhariam para companhia dos Discus a 28º e em que número?
Que cuidados adicionais teríamos de ter com a Quarentena?
Obrigada desde já pela atenção.

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
« Responder #8 em: 12 Dezembro, 2016, 15:03:14 »
Na minha opinião, podes adicionar as corys agora. Tem em atenção que são um peixe de cardume e dão-se melhor em cardume do que sozinhas. Penso que até é melhor juntar já, pois se forem pequenas crescem juntamente com os discus. Se adicionares corys pequenas quando os discus forem adultos, eles podem andar a bicar nelas.
Problemas com a temperatura (28ºC) penso que só as pigmeus tem. 28º não é a temperatura ideal para as corys mas dão-se bem

No meu caso tenho corys sterbai e black venezuela a 29ºC. As sterbai já estão neste aqua à +- 2 anos e meio, sem nenhuma baixa :)
Abraço,
Bruno Rodrigues

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #9 em: 13 Dezembro, 2016, 13:19:57 »
Boas. Obrigado pela resposta e as dicas.
Também pensei que introduzir agora seria melhor pois assim os Discus iam já se habituando aos novos habitantes.
Pela minhas pesquisas fiquei convencido que as Sterbai seriam adequadas e não deixam de ser uns peixes visualmente bastante interessantes.
Tive um tempo livre e dei umas voltas por umas lojas mas confesso que não fiquei muito convencido com a saúde das que vi.
Devem vir novas remessas para o Natal e pode ser que veja algumas mais saudáveis. Prefiro que não haja pressa para não cometer um erro.
Em algumas lojas o aconselhamento deixa mesmo a desejar, experiência que já tive quando comecei a montar o aquário.
Também não percebi porque algumas insistiam nos Plecos quando leio muitas queixas de problemas na coexistência com Discus.
Este fim de semana vou testar o aquário de quarentena mais uma vez e confirmar se o filtro esta preparado convenientemente.
Para o protocolo de quarentena estava a pensar meter o filtro de espuma no aquário principal por uns dias para que o perfil biológico seja igual.
Vou ver depois se encho com a água das trocas do aquário e ver como ficam os níveis.
Depois partilho a aquisição e a quarentena se houver interesse.

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
« Responder #10 em: 13 Dezembro, 2016, 14:03:18 »
É isso mesmo, fazer as coisas com calma e com confiança. Em caso de duvida, se nos precipitarmos vamos cometer algum erro.

Os plecos, na minha opinião, o problema que tem é crescerem  muito e "desarrumarem" o aquario todo. Os comedores de algas que acho mais apropriados são os ancistrus, não crescem muito, trabalham bem e não chateiam os discus, isto pela experiência que tenho com eles :)
Também podes explorar outros L's, que é um mundo infindável, onde encontras alguns muito bonitos e de todos os tamanhos e cores...
Abraço,
Bruno Rodrigues

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #11 em: 13 Dezembro, 2016, 19:45:46 »
Boas. Estava na ideia que os Ancistrus ao serem da família dos Plecos poderiam causar problemas semelhantes. Só vi uns já adultos e achei muito interessantes.
Pensava que poderia estar a aumentar a complexidade do aquário em termos de relacionamento com os Discus e a alimentação. Ao ser assim vou repensar as Corys.
Não temos por enquanto problemas de algas, apesar da sala até ser bem iluminada, mas o propósito das Corys seria agitar um pouco o fundo para facilitar o trabalho do filtro.
Vou investigar os Ancistrus hoje à noite. Obrigada pela sugestão.

Offline FDRFORTAL

• Membro
  • **
  • Localidade: Fortaleza/CE
« Responder #12 em: 31 Dezembro, 2016, 18:00:39 »
JMC, parabéns pela belíssima montagem. Ficou muito bonito o seu leyaut. Parabéns e sucesso,

FDRFORTAL.

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #13 em: 30 Abril, 2017, 22:21:43 »
Boas a todos. Só agora tivemos a oportunidade de encomendar o novo aquário que nos vai permitir quase triplicar o espaço para os nossos Discus.
No entanto acabei de observar que o nosso grandalhão que domina todo o aquário apresenta uma pequena lesão na cabeça.
Na sexta feira essa lesão não existia e até acredito que se tenha ferido num dos seus arranques diários contra os outros ocupantes.
Ainda assim estou preocupado que possa ser alguma doença, principalmente o famigerado buraco na cabeça.
A lesão situa-se perto do olho direito.
Agradecia algum feedback tanto que se aproxima a vinda da nova casa.
Desde já o nosso obrigado.
Imagens de telemóvel em anexo.

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
« Responder #14 em: 02 Maio, 2017, 12:29:28 »
Não dá para perceber bem se é buraco na cabeça....
Se for, o que eu faria: colocar em aquario hospital e medicar com metronidazol.
Abraço,
Bruno Rodrigues

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #15 em: 02 Maio, 2017, 22:32:47 »
Boas. Andei a ver fotos a tentar perceber se seria ou não e também não fui capaz de fazer um diagnóstico em condiçoes.
Hoje parece bem melhor. Ainda se nota a lesão mas parece mais pequena e menos escura. Mas a verdade é que as mudanças de cor do próprio peixe não facilita a análise.
O peixe come bem e nada como de costume por isso ainda tenho esperança que tenha sido uma turra numa pedra ou tronco.
Pensei em comprar Metronidazol e colocar o peixe no aquário hospital mas depois pensei nos outros peixes e também no novo aquário que está a chegar.
Não será mais seguro uma abordagem mais radical?
Tipo tratar preventivamente o aquário inteiro e depois apenas transferir os peixes para o novo, que terá um filtro novo melhor, descartando a água, areão e plantas.
Capaz de ser radical demais mas a verdade é que queria garantir o sucesso do novo aquário. Já estive a ver alternativas interessantes com areia de filtro de piscina e gostei do aspecto.
Se calhar o risco de um ciclo novo é menor do que levar problemas antigos para um aquário novo.
Será radical demais?

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
« Responder #16 em: 03 Maio, 2017, 09:12:07 »
A parte radical nessa abordagem é ter 2 aquarios montados durante algum tempo. Pelo menos terás de os ter a funcionar durante a ciclagem de 1 e tratamanento do outro :)
Abraço,
Bruno Rodrigues

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #17 em: 04 Maio, 2017, 11:22:53 »
Assim será então. Vou deixar os dois aquários a funcionar.
Entretanto a lesão parece curada por isso terá sido mesmo uma turra.
De qualquer forma como não sei bem o percurso da doença acho que um tratamento profilático não iria fazer mal antes da transferência para o aquário novo.
O Metronidazol continuará a ser o adequado ou existirá uma medicação mais interessante?
Estive a ler um pouco e fico com a ideia que a medicação de marca disponível para esses efeitos terá o Metronidazol algures na formulação.
Fica uma foto do Discus.

Offline BAAR

• Administração
  • Membro
« Responder #18 em: 04 Maio, 2017, 13:28:17 »
Sou da opinião que só se deve medicar se sabes qual a doença. Medicar por prevenção não se deve fazer, pois não estás a fazer nada.
Mas é só a minha opinião.
Abraço,
Bruno Rodrigues

Offline JMC

• Membro
  • *
« Responder #19 em: 05 Maio, 2017, 14:19:31 »
Ok. Vou ter calma então. O peixe parece estar bem melhor por isso vou só acompanhar até à chegada do novo aquário.
Nessa altura avalio a situação. Obrigada pela resposta.